sexta-feira, 30 de março de 2012

"Less is more"


Esses dias, andando pelo supermercado, eis que finalmente uma embalagem me despertou a atenção, não que todas as outras passem despercebidas, no entanto, todos nós, até mesmos os mais leigos no assunto, facilmente conseguimos perceber que as embalagens, de uma forma geral, estão muito parecidas e, sendo assim, muitas delas acabam sendo previsíveis.

Passando pelo corredor de bebidas, foi quando me parei em frente à prateleira de sucos para ver de perto uma embalagem que chamou minha atenção já de longe. Um suco chamado dobem , um layout enxuto, colorido e muito interessante.




Antes de mostrar outras embalagens com a mesma linha de criação, acho importante falar de um conceito para que todos possam entender o valor deste e outros layouts do mesmo estilo.


Menos é mais, um clichê bastante comum nas áreas de Arquitetura e Design. 
Para os que não sabem, foi uma frase criada por Mies Van der Rohe, que reforça o conceito de que na maioria das vezes, aquilo que é visualmente simples em um projeto, nem sempre é proveniente de uma criação “vazia”, sem conteúdo. Ahm?

Mies Van der Rohe, era um arquiteto alemão, que por muitos anos foi diretor da Bauhaus (a primeira escola de Design do mundo). Sua arquitetura primava pelo racionalismo, formas limpas, geometria clara e muita sofisticação.



Mies Van der Rohe - Foto pertencente ao Museu de História de Chicago

Crown Hall - Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago.


Fazendo a analogia com o Design Gráfico, isso quer dizer que, layouts “simples”, objetivos e esteticamente atraentes, em meio ao excesso de poluição visual, têm muito mais visibilidade e notoriedade do que aqueles carregados  de informações gráficas e textuais, que por sua vez acabam contribuindo de forma negativa ao produto.

Chocolat Factory

Isso nada tem a ver com “preguiça projetual”, ou seja, um layout limpo, simples, não pode estar relacionado à falta de capacidade de criação, ou qualquer outro tipo de limitação.
Um layout realmente bom provém de um estudo onde questões ergonômicas, estéticas e funcionais são consideradas de forma muito precisas, e todos os demais elementos, como habilidades de Photoshop e outros apelos visuais, são completamente desprezíveis.
Dessa forma, obtemos um layout efetivo, com um minimalismo estratégico, inteligente, coerente e objetivo.  

Vejam outras criações minimalistas de embalagens bem interessantes também!

Oracle Organic

Monopoly - "Banco Imobiliário" / caixa do jogo

Embalagem de Sal - Soso Factory

Meias - Urban Outfitters Tights & Socks

Embalagem tinta Pantone

Poster Minimalista - Pixar

Embalagem ecologicamente correta - Puma


Fontes de pesquisa:

http://www.iit.edu
www.embalagemsustentavel.com.br
www.puma.com
www.pomardesign.com.br
http://1nsp1red.blogspot.com.br/2010/04/simple-minimalist-packaging.html
http://bloggers.com/post/1707114


Por Luciana








Nenhum comentário:

Postar um comentário