terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marca oficial Rio 2016

Marca oficial Rio 2016.

Olá leitor do Blog do BAITA! Pronto para mais um ano de informações quentinhas sobre tudo que tem a ver com criatividade, arte e design? É claro, não é?

Começaremos o ano com um post sobre a nova marca da primeira olímpiada que acontecerá na América do Sul, a Rio 2016.

No total, 139 agências de publicidade e design participaram do concurso, mas só uma, a Tátil Design de Idéias, foi a vencedora. De acordo com os organizadores do COI, a prioridade era de que a marca fosse inovadora, conseguisse se manter atual até 2016 e projetasse o Rio e o Brasil para o exterior estando alinhada aos valores olímpicos.

Sketches


O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, mostrou-se encantado com a marca. Vejam suas palavras: “A marca tem um desenho leve, que parece flutuar na água. Lembra-me estar velejando. É muito estética, inovadora e criativa. É possivel ver várias coisas nela: rio, montanha, sol, Copacabana.”

Segundo seus criadores, a marca foi inspirada na paixão de alma carioca, que acolhe com um abraço e espalha simpatia, num movimento coletivo, caloroso, que traduz nosso jeito apaixonante de celebrar. Na paixão e transformação de uma cidade e de um país inteiro, embaladas pela renovação do espírito olímpico, para projetar o Brasil e o Rio de Janeiro para o mundo. Na paixão e transformação do planeta e das pessoas, através da disseminação de uma cultura mais interdependente, consciente e sustentável, como uma inspiração para o presente e um legado para o futuro. Inspirada também na diversidade harmônica que se manifesta através da união e espírito jovem. E claro, o espírito olímpico que se desdobra em superação e excelência.

Apesar de inaugurada recentemente, na noite de ano novo, já surgiram rumores de que a marca teria sido plageada. Concorrentes que participaram do concurso, avaliaram que é normal ocorrerem semelhanças e que raramente um projeto não remete a outro já existente. “É evidente que não foi plágio. Essa acusação é leviana. A Tátil é uma agência qualificada, com larga experiência no mercado. Utilizaram um formato universal, com pessoas de mãos dadas” afirmou Silvio Silva Junior, dono da Lúmen Design.


Em nota, o COB informou ter feito, juntamente com o COI (Comitê Olímpico Internacional), uma “extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016“. As marcas encontradas, segundo o COB, não apresentavam conflito com a logo da Rio-2016.


Marca da organização sem fins lucrativos Telluride Foundation - Colorado, USA
Semelhança ou mera coincidência?


Tela de Henry Matisse "A Dança"
Semelhança ou mera coincidência?

Segue o vídeo produzido pela Tátil do making of da marca Rio 2016:

Making of Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.

E você, o que achou da nova marca??


Por: Carol Mengate
Fonte:
http://www.designboom.com/weblog/cat/8/view/12785/rio-2016-olympics-logo.html
http://pt-br.paperblog.com/marca-oficial-rio-2016-51577/

4 comentários:

  1. Eu achei uma concepção mesmo altamente invodora e moderna , fiquei surpreendido ! :)

    ResponderExcluir
  2. Que a marca tem fortes semelhanças tanto com o logo da como com o quadro de Matisse isso não há a menor dúvida. É incrível que tenham realizado a tal pesquisa “profunda” e não tenham detectado isso, principalmente em relação à marca da instituição norte-americana, que é relativamente famosa e foi criada no começo dos anos 2000.

    Creio que de fato não houve o plágio, mas é quase impossível acreditar que Tátil não tenha percebido as gritantes semelhanças durante a propalada pesquisa. Com as ferramentas de pesquisa que se tem hoje, é difícil engolir tantas pessoas tenham comido essa bola enorme. Minha tese é que só não foi assumido com o temor do provável descarte imediato com o argumento de que a marca “não seria original”. Aí, resolveram correr todos os risco. E deu nesse imbróglio todo.

    ResponderExcluir
  3. Só que a euforia pelo logotipo durou pouco. Ainda no dia 1º de janeiro, o blog do Cruz publicou que a marca se assemelha à da Telluride Foundation, uma ONG norte-americana. O símbolo desta instituição havia sido “fonte de inspiração” em 2004 para a organização do Carnaval da Bahia.

    O logotipo da Telluride Foundation, por sua vez, seria baseado na pintura “A Dança” do pintor francês Matisse. Fred Gelli, autor da peça, e o Comitê Organizador de 2016 lógicamente negam a inspiração...
    E assim, de caso em caso, vamos firmando nossa imagem de vigaristas no mundo inteiro.
    "Transformam o país inteiro em um puteiro, porque assim se ganha mais dinheiro". Mestre Cazuza.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir