quarta-feira, 22 de junho de 2011

Metrô de Estocolmo: as 100 estações do metrô sueco formam A Maior Galeria de Arte do Mundo.

Uma das estações de metrô de Estocolmo: literalmente uma viagem!

Olá Baitas!

Após um pequeno intervalo na publicação dos nossos posts devido à promoção do sorteio e à divulgação de seu resultado, estamos retomando nossas atividades normais e, diga-se de passagem, em muito grande estilo! O que é o design de interiores das estações do metrô de Estocolmo? Pela imagem acima já é possível perceber que quando o assunto é transporte subterrâneo, estes suecos não sabem brincar! hahaha Espero que gostem do post ;)


O complexo de estações do metrô de Estocolmo, na Suécia, é considerado "a maior galeria de arte do mundo". Conta com 3 linhas principais (a Azul, a Vermelha e a Verde) numa extensão de quase 110km e 100 estações das quais 47 são subterrâneas e 53 de superfície.

Todas as estações contam com uma decoração e uma ambientação excepcional. São utilizados em várias estações o leito de rocha natural do túnel como matéria prima e como parte da decoração são utilizadas variadas formas e criativas expressões de arte, De afrescos até esculturas na pedra, estátuas, metais, incrustações de diferentes materiais e variadíssimas pinturas de cores vivas e brilhantes. o resultado é sensivelmente espetacular e belo.



Em muitas de suas estações o que se pode ver é a presença de rocha pura. A sensação é de se ter voltado à época das cavernas em pleno século XXI.

Na estação de Rissne, uma pintura informativa sobre as paredes conta a história sobre as civilizações da Terra. As pinturas foram criadas com a mensagem de bem-vindo ao mundo, onde a artista sueca Helga Henschen tentou preencher a gruta contando a história da vida com animais, flores, o homem e a mulher.


A primeira linha do metrô de Estocolmo passou a funcionar em 1950, e a partir de então, todas as estações incorporam a arte, sempre com a intenção de que as obras se integrem ao ambiente.


























Até o próximo post!

Por: Carol Mengate

Nenhum comentário:

Postar um comentário