sexta-feira, 20 de abril de 2012

VITRINISMO

Sabe aquela sensação de querer ir sempre um pouquinho mais?


Para quem ainda não sabe,  mais do que simplesmente desenvolver projetos comerciais de Design de Interiores, nós amamos esse tipo de job!

Projetar para os clientes e para clientes de nossos clientes, é um desafio muito prazeroso e cheio de responsabilidade, porém, é o que motiva e também impulsiona a fazer o melhor dentro de cada peculiaridade. Através de estudos sobre comportamento, hábitos de consumo, ergonomia e publicidade o projeto vai ganhando forma e atingindo não só seu objetivo estético, como também funcional e principalmente comercial.

Para aprofundar ainda mais nossos conhecimentos nessa área, o Baita Design esteve no curso de Técnicas de Vitrinismo no SENAC, ministrado por Cristina Almeida ( vitrinista renomeada no Brasil, qualificada em vitrinismo e programação visual, consultora há mais de 13 anos, cria e desenvolve projetos para lojas, stands e eventos).

O curso aconteceu durante uma semana na cidade de Florianópolis, no qual  Cristina passou aos alunos técnicas, dicas, argumentos, formas, maneiras de trabalhar, se portar e como a vitrine é realmente responsável por 70% das vendas da loja.

O Vitrinismo atinge o público em trânsito, informa, possibilita o conhecimento e reconhecimento do produto. Estimula a compra, exibe a mercadoria e estabelece a identificação entre seus valores e o consumidor. Com a vitrine, o consumidor compra a ideia e o conceito do produto ou da loja. 
















Gabi – sempre disposta, mesmo depois de um dia cheio, de muito trabalho.

Começamos aprendendo como funciona o planejamento de uma vitrine:

  1. Localização da loja( loja de rua, shopping, galeria, feira, entre outras)
  2. Concorrentes diretos e indiretos;
  3. Arquitetura da Vitrine ( Panorâmicas, Suspensas, Modulares; Apoiadas);
  4. Público Alvo;
  5. Classe Social ( A,B,C,D e E);
  6. Perfil de Consumidores ( as características especificas e particulares dos clientes);
  7. Composição ( distribuição do produto de forma equilibrada no espaço da vitrine);
  8. Equilíbrio ( de forma simétrica ou assimétrica);
  9. Linhas ( ajudam a aumentar ou diminuir a vitrine – Linha vertical reflete movimento, linha horizontal reflete calma);
  10. Formas;
  11. Cores ( tipos e simbologias);
Cristina passou Técnicas de exposição dos produtos nas vitrines para lojas de diversos segmentos, como vestuário, decoração, brinquedos e acessórios. Falou sobre a importância da linha de respiro, 
o agrupamento  por estilos, materiais e coleções dos produtos expostos na vitrine, passou dicas fundamentais sobre as  Técnicas de montagens de uma vitrine

A importância da programação visual em uma vitrine, onde o interior da loja deve seguir uma sequencia da vitrine, ter a mesma linguagem, os produtos deves estar expostos de formas impecáveis, fácil acesso, e as embalagens e o produto sempre em perfeito estado.

O curso foi um sucesso! Foram 12 alunos, entre lojistas, funcionários, arquitetos, designers, com o mesmo objetivo: aprender com as técnicas da profissional Cristina Almeida como montar uma vitrine eficiente.

Montamos um mapa de localização de uma loja imaginária e vimos quais eram os concorrentes diretos, indiretos, beneficiários, qual o lado “ quente” da vitrine e o  fluxo. E com este exercício prático reparamos como o entorno da loja influencia de forma direta a vitrine.

Em grupos montamos um painel com recorte de revistas escolhendo um estilo de mulher  ( clássica, esportista, básica, casual, sexy, glamourosa, moderna, romântica, perua, fashion), nosso grupo escolheu a mulher perua, na faixa etária de 35 a 50 anos, classe B. Neste exercício vimos com as imagens  qual o perfil de cada estilo e qual a composição adequada para cada um.
Imagens de vitrines foram apresentadas e junto com os alunos Cristina explicou cada uma detalhadamente. 















Cristina montou exemplos de vitrines em caixas de acrílico e como manequim utilizou bonecas e pequenos acessórios, assim pudemos observar a disposição dos produtos, o equilíbrio da montagem, a forma de exposição para cada produto.







































No último dia, fomos em um shopping em Florianópolis para vermos na prática quais vitrines eram eficientes e não eficientes, e visualizar detalhadamente cada vitrine com outro olhar após aprender as inúmeras técnicas de vitrinismo.

Nós do Baita Design gostaríamos de agradecer ao Senac e a professora Cristina Almeida pela oportunidade e pelo carinho dado aos alunos, ao coffee break maravilhoso servido todos os dias (em boníssima hora, após um dia de trabalho intenso e uma ida até Florianópolis), a nossa querida amiga e parceira Adriana - da Rosa Fhato e a todos os alunos pela companhia.

Para finalizar este post selecionamos algumas vitrines de diversas lojas e marcas para inspirar nossos projetos e estímulos de consumo!































Por Gabriela Scheidemantel









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